quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ARTES: LIBERANDO SUA IMAGINAÇÃO


 


 


 

A partir de 1971, na Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (LDB), Arte foi incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística. Considerada "atividade educativa" e não disciplina, a Arte tinha o objetivo de garantir e melhorar o ensino da mesma na educação escolar, sendo atribuição do professor proporcionar a aprendizagem por meio da instrução.

Definir o que é Arte não é tarefa fácil, uma vez que a sua definição varia com o tempo e de acordo com as várias culturas humanas. Mas, de uma maneira geral a definição do que é Arte segundo o dicionário Aurélio significa o modo pelo qual se obtém êxito; habilidade: a arte de agradar, de comover. / Expressão de um ideal de beleza nas obras humanas: obra de arte. / Conjunto das obras artísticas de um país, de uma época. Para isso ela se vale de uma grande variedade de meios e materiais, como a pintura, a escrita, a dança a fotografia e assim por diante.

A Arte, através da literatura, tem sido em algumas sociedades um instrumento poderoso de educação, uma vez que se apresenta por meio da ficção, da poesia e da ação dramática, permitindo que as crianças tenham acesso ao mundo criativo, proporcionado pela arte literária.

Para compreender uma obra de arte é necessário considerar a natureza do contexto em que ela foi produzida e os princípios pelos quais foi estruturada, considerando os sentimentos e as significações da arte para o ser humano e para a sociedade em que ela foi concebida.

Ao produzir ou apreciar obras de arte o estudante desenvolve sua percepção e imaginação, recursos indispensáveis para compreensão que irão subsidiá-las para o entendimento nas diversas áreas do conhecimento humano.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, (...) (1997)
conhecendo a arte de outras culturas, o aluno poderá compreender a relatividade dos valores que estão enraizados nos seus modos de agir e de pensar, que pode criar um campo de sentido para a valorização do que lhe é próprio e favorecer abertura à riqueza e à diversidade da imaginação humana. (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL, 2000, p.18).

Diante disto, para trabalhar uma obra de arte é necessário considerar a natureza do contexto em que ela foi produzida e os princípios pelos quais foi estruturada, considerando os sentimentos e as significações do artista na obra.

Quando um estudante ao trabalhar na sala de aula numa perspectiva de observar, analisar, respeitar e compreender uma obra de arte, provavelmente será um sujeito mais sensível às diversas artes existentes na nossa cultura.

Quando o estudante produz ou aprecia obras de arte, desenvolve sua percepção e imaginação, que são recursos indispensáveis para compreender outras áreas do conhecimento e da sensibilidade humana.

Ressaltamos, alguns dos nossos artistas pernambucanos, nas artes temos: Francisco Brennand, Romero Britto, José Cláudio, Roberto Ploeg. Na música, Luiz Gonzaga, Lenine, Mestre Salustiano, André Rio. Na literatura, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho, Ascenso Ferreira, Ariano Suassuna, Gilberto Freyre, entre outros grandes artistas renomado da nossa rica cultura popular, cujas obras poderão ser amplamente trabalhadas tornando as salas de aula privilegiados ambientes de socialização, exposições, rodas de conversas, pesquisas, confecção de murais e produções textuais usando os diversos gêneros.


 

Fontes:


 

1- FUNDAMENTAL, Secretaria de Educação. Parâmetros curriculares nacionais:

arte. Rio de Janeiro: DP & A, 2000.


 

2- FUSARI, M. F. R.; FERRAZ, M. H. C. T. Arte na educação escolar. São Paulo:

Cortez, 1993.


 

3- http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte

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