quinta-feira, 2 de agosto de 2012

MATERIAL REFERENTE A TEMATICA DE AGOSTO IV


Lenda
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Representação da famosa lenda suíça deRütlischwur
Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos.
De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginaçãoaventuresca humana.
Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que lenda é uma degeneração do Mito. Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que vão sendo recontadas.
Lendas no Brasil são inúmeras, influenciadas diretamente pela miscigenação na origem do povo brasileiro. Devemos levar em conta que uma lenda não significa uma mentira, nem tampouco uma verdade absoluta, o que devemos considerar é que uma história para ser criada, defendida e o mais importante, ter sobrevivido na memória das pessoas, ela deve ter no mínimo uma parcela de fatos verídicos.
Muitos pesquisadores, historiadores, ou folcloristas, afirmam que as lendas são apenas frutos da imaginação popular, porém como sabemos as lendas em muitos povos são "os livros na memória dos mais sábios".

Lendas brasileiras


Mito narrativo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Narração identitária, em que as personagens são geralmente deuses ou outros seres sobrenaturais cujos feitos fazem parte da cosmovisão de uma determinada comunidade. Segundo Manuel Antunes, na sua Teoria da Cultura, o mito pode ser entendido como uma história de fundo lendário, em que determinada sociedade ou grupo faz assentar as suas concepções do mundo e da vida, os seus sentimentos, os seus usos e costumes, as suas instituições.
Alexandre Parafita reforça esta teoria reconhecendo que os mitos, enquanto narrações identitárias, são alegorias reinventadas pelos povos para perpetuarem as suas verdades e os seus conhecimentos, expressando e justificando princípios, referências históricas e geográficas, conceitos morais, filosóficos, ou teológicos.
Para este etnólogo, que estuda os mitos populares portugueses no seu contexto de uso, é frequente o mito ser confundido com a lenda, devendo fazer-se a distinção com base na ritualização presente ou passada das narrações. Isto porque só há mito onde há rito. "A lenda não se ritualiza. Se tal acontece, então não é lenda, é mito. O rito ilustra-o e dá-lhe sentido. Através das repetições rituais, o mito materializa-se e as comunidades ganham a noção de pertença a um tempo cósmico que permanece por cumprir. Um tempo que, do passado longínquo, traz uma seiva identitária para dar vida e sentido ao presente e ao futuro (in PARAFITA, A – A Mitologia dos Mouros, 2006).


Bibliografia
  • ANTUNES, Manuel – Teoria da Cultura, Lisboa, Edições Colibro, 1999.
  • PARAFITA, Alexandre – A Mitologia dos Mouros, Porto, Gailivro, 2006.


    • QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DO MITO?É um texto narrativo que reflete a cultura de um povo, mostrando como ele vê o mundo e a realidade.Caracteriza-se por referir-se a seres extraordinários, como deuses, divindades, semideuses e heróis, cujaconduta é modelo de vida para os homens de todos os tempos. O narrador pode ser observador oupersonagem, o tempo narrativo geralmente é o passado e a linguagem segue a norma-padrão.

     
Lendas
são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentosmisteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a históriae a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação dopovo. Ao se tornarem conhecidas, são registradas na linguagem escrita. Do latim legenda (aquilo que deveser lido), as lendas inicialmente contavam histórias de santos, mas ao longo do tempo o conceito setransformou em histórias que falam sobre a tradição de um povo e que fazem parte de sua cultura.Características de uma Lenda:- Se utiliza da fantasia ou ficção, misturando-as com a realidade dos fatos.- Faz parte da tradição oral, e vem sendo contada através dos tempos.- Usam fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginaçãopara "aumentar um ponto" na realidade.- Fazem parte da realidade cultural de todos os povos.- Assim como os mitos, fornecem explicações aos fatos que não são explicáveis pela ciência ou pela lógica.Essas explicações, porém, são mais facilmente aceitas, pois apesar de serem fruto da imaginação não são

necessariamente sobrenaturais ou fantásticas.- Sofrem alterações ao longo do tempo, por serem repassadas oralmente e receberem a impressão einterpretação daqueles que a propagam.
As
lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os
mitos
são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

 
CRIANDO LENDAS

 

 
INTRODUÇÃO
LENDAS
São histórias contadas por pessoas e transmitidasoralmente através dos tempos. Misturam fatos reaise históricos com acontecimentos que são frutos dafantasia. As lendas procuravam dar explicação aacontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.As lendas tem locais, tempo e personagens bemmarcados para provar sua varecidade. Elas estãodiretamente ligadas à cultura, sobretudo popular.Elas são feitas pelo povo comum e são ligadas atradição de um povo.
 TAREFAS
Você deverá realizar as seguintes tarefas:
 1. Pesquise sobre o gênero LENDAS na internet e anote os endereços(completos), bemcomo o conteúdo que você achou significativo.2. Crie uma lenda3. Narre sua lenda aos colegas auxiliado por uma (ou mais) ilustração.4. Faça uma exposição da sua lenda(pode ser em cartaz).
AVALIAÇÃO
 A avaliação é um momento importante na construção do conhecimento, para tanto serão observados os seguintes aspectos:
 a) Correção gramatical no material escritob) Criatividade na construção da Lenda( inédita)c) Apresentação da Lenda (oralidade)d) Capricho na(s) ilustração(ões)e) Participação do grupo em todas as etapas do trabalho.

CONCLUSÕES
 Ao final deste trabalho o grupo deverá perceber que as principais características das LENDAS são:
 - é popular- emana do saber cultural- constitui-se em uma tradição- é transmitida pela oralidade e pela prática- faz parte do conhecimento coletivo- espelha uma situação ou ação- tem caráter universal- é anônimo (normalmente)
(http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tabbed_w5.php?id_actividad=1296&id_pagina=5)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário